24.2.05

Inquietude?

Talvez o mundo não seja um desafio a ser vencido. Ou um enigma a decifrar. Ou algo que tenha que fazer sentido pra valer a pena ser vivido. Talvez a coisa toda seja feita justamente pra não fazer o menor sentido. E ser bonita justamente por isso.

Talvez a vida não precise ser uma tragédia grega, ou uma comédia romântica, ou uma epopéia de sangue, suor e lágrimas. Talvez a nossa vida não precise ser grandiosa, luxuosa, vitoriosa. Talvez ela só tenha que ser nossa.

Talvez aquela felicidade enorme que todo mundo almeja seja 'superfaturada'. Talvez o que nos fará genuinamente felizes é o contentamento com as coisas simples de cada dia. Um bom bate-papo, um domingo de futebol na TV, um trabalho bem feito, um banho de cachoeira...

Talvez seja perda de tempo procurar um amor avassalador; e se o bom mesmo for arrumar um bom amigo ou amiga, pra dividir o cobertor e um balde de pipoca na hora do Super Cine? Alguém pra passear junto pelo supermercado, pra reclamar da conta de luz, pra dizer que o açúcar acabou?

Talvez essa seja a mensagem que Deus imprimiu em todas as coisas simples e perfeitas da natureza: "Não complica, vai. Você não precisa de muito mais do que está aí pra se sentir realmente bem", Ele diria. E quando o coração palpita, inquieto, talvez a solução seja diferente. Talvez seja hora de parar de buscar, e sim aprender a aproveitar.

(Para o amigo Marcos)

Nenhum comentário: